Autor Tópico: Tutorial troca das escovas do motor de partida Falcon  (Lida 8023 vezes)

Offline Paulinho Cé

• 125cc
  • **
  • Pop: 0
    • Vírus Motociclístico
Tutorial troca das escovas do motor de partida Falcon
« Online: 03 de Outubro de 2010, 10:10:35 »
Amigos, preciso retirar o motor de partida da minha Falcon e gostaria de saber se sai sem retirar o escapamento pois sempre dá problemas de vazamento, parafuso dificil de sair etc.

Abraços,

Paulinho cé

Offline Paulinho Cé

• 125cc
  • **
    • Vírus Motociclístico
Re:Retirar o motor de partida
« Responder #1 Online: 04 de Outubro de 2010, 11:19:47 »
É preciso retirar a parte traseira do escapamento para ter melhor acesso aos parafusos de fixação do motor de partida. Acabei agora à pouco de fazer a troca da mesa com as escovas e deu tudo certinho, gastei apenas 8,50 numa mesa nova e o arranque está zerado novamente, rodando macio.
Abraços,

Paulinho cé

Offline Paulinho Cé

• 125cc
  • **
    • Vírus Motociclístico
Tutorial troca das escovas do motor de partida Falcon
« Responder #2 Online: 04 de Outubro de 2010, 11:54:15 »
Amigos,

Acabei de fazer o reparo no motor de partida mas como não fotografei o trabalho vou usar as fotografias do Mestre Konishi, postadas em outro fórum, sei que ele não vai se importar.
Eu fiz o trabalho na minha Falcon 2006 mas pode servir para outras motos tambem.

1 - Retire a parte traseira do escapamento para facilitar o acesso aos parafusos do motor de arranque e desligue a bateria para evitar curto circuito.

Solte o parafuso do cachimbo positivo do motor de arranque:

Solte os parafusos de fixação do motor de arranque, um deles tem o fio negativo fixado junto.

Com uma chave de fenda, faça um pequeno esforço para separar o motor de arranque da cremalheira:

Solte os dois parafusos que fecham a carcaça, cuidado com as arruelas de calço que existem na parte de dentro.
Se tiver uma morsa o trabalho fica mais fácil, eu fiz na mão mesmo e não tive dificuldades.

Retire a parte traseira do arranque, com uma leve pressão manual mesmo, observe o anel de vedação da carcaça e a arruela de calço do eixo.

Solte o parafuso que fixa a mesa na carcaça e retire a mesa inteira. Trocar apenas as escovas deve ser muito mais trabalhoso do que comprar uma nova, que é muito barata. Eu paguei 8,50 pela minha.
Serve a de CG, e de muitas outras motos.

Faça uma limpeza em todo o sistema pois haverá muito resíduo de carvão gasto das escovas. Passe uma lixa bem fininha nos terminais do induzido, apenas para retirar a oxidação e tambem no estator da carcaça.

Passe uma faca de ponta nos espaços entre os terminais do induzido, suavemente para retirar o acumulo de grafite.

A mesa nova ja vem com todas as arruelas de isolamento da carcaça, retire até as de material isolante e instale a mesa.

Passe uma graxa na ponta do eixo para facilitar a montagem e pressione os terminais do induzido nas escovas, meio inclinado conforme a figura, para encaixar o sistema.

Feche o motor de arranque e instale novamente no motor da moto.
Eu testei antes de instalar, fazendo uma ligação direta na bateria, para evitar ter que desmontar se algo estivesse errado.
Agora é só instalar novamente a descarga, a bateria e acionar o botão de partida: seu motor de arranque está novinho em folha... pronto para muitos passeios.

Agradeço ao Mestre Konishi que postou esse tutorial, bem mais completo em outro fórum.
Fiz um resumo das fotografias pois a operação é bastante intuitiva e qualquer motociclista com alguma habilidade manual pode executar o serviço tranquilamente, economizando pelo menos uns 50,00.

Abraços à todos,

Paulinho Cé

Offline Paulo Bonfim

• 1200cc
  • Pop: 26
  • Diante da minha determinação....
Re:Tutorial troca das escovas do motor de partida Falcon
« Responder #3 Online: 04 de Outubro de 2010, 11:58:51 »
Valeww... Paulinho...

Sempre é bom termos estas instruções.

Abrax.

PB

Offline Paulinho Cé

• 125cc
  • **
    • Vírus Motociclístico
« Responder #4 Online: 04 de Outubro de 2010, 12:05:26 »
É isso aí Paulo, de início a gente tem receio de mexer na moto mas não dá nada... é só meter a mão com carinho e poupar muitos dinheiros de mão de obra.
Espero que ajude alguem que tenha o mesmo problema no motor de partida, abraços.

Paulinho Cé

Offline Rick

• Administrador
  • 1500cc
  • Pop: 30
  • Freebird...
    • Facebook
« Responder #5 Online: 04 de Outubro de 2010, 13:55:03 »
Show de bola Paulinho, obrigado a vc e ao grande Konishi pela contribuição.

Abs,
Rick

Offline Paulinho Cé

• 125cc
  • **
    • Vírus Motociclístico
« Responder #6 Online: 04 de Outubro de 2010, 14:38:17 »
Muito obrigado Rick, é para isso que servem os fóruns: para troca de informações úteis.

Abraços,

Paulinho Cé

Offline VRG

• 125cc
  • **
  • Pop: 2
  • Deus é Fiel.
« Responder #7 Online: 08 de Dezembro de 2010, 11:51:49 »
Fiz esse serviço 2 vezes na minha ex-tornado.
Bem simples, e fica baratinho.

visualizações